Exercite-se ao ar livre, apesar dos obstáculos

Há bairros inteiros em São Gonçalo sem saneamento básico, muito menos incentivo público à prática esportiva, por isso nos resta viver como sedentários aprisionados entre casa e trabalho. Pelo contrário! Apesar da infraestrutura precária, correr, caminhar ou pedalar nas ruas da cidade faz bem à saúde e prova à Prefeitura que queremos viver com dignidade.

Os obstáculos são inúmeros: no complexo esportivo ao lado da Fazenda Colubandê, a pista de corrida, deteriorada, tem buracos perigosos onde o praticante pode tropeçar, e mato e lixo circulam toda sua extensão. As poucas lixeiras existentes no local caem aos pedaços; por fim, a grade de ferro que limita o campo de futebol está rasgada, no entanto, o local lota diariamente. Ou seja, os problemas são superáveis, enquanto a satisfação de se exercitar ao ar livre é tremenda.

Muitos moradores de Alcântara perceberam os benefícios da atividade física longe das paredes da academia, como estreitamento dos laços com o próprio bairro. Eles utilizam principalmente a Estrada dos Menezes, que na parte da manhã é demarcada pela Secretaria de Esporte e Lazer para ceder um trecho aos praticantes. O trecho reservado é curto e arriscado – apenas cones separam veículos e pessoas – mas devido a escassez de espaços como aquele, de agradável arborização, e a grande população do bairro, a adesão popular é enorme.

Melhor lugar para caminhar ou correr na cidade, devido a longa extensão e reduzido fluxo de veículos, a famosa Rua da Caminhada (Jaime Figueiredo) também apresenta empecilhos como asfalto desnivelado e lixo do comércio noturno. A presença de diversos praticantes ao longo da via não evita a sensação de insegurança, por isso a rua, que vai do Centro ao Paraíso, deveria contar com maior policiamento ou presença de guardas municipais.

Não deixe de caminhar ou correr por São Gonçalo, mesmo não morando em Alcântara ou no Colubandê, ainda que seu bairro não seja cortado pela Rua da Caminhada. Procurando com atenção você encontrará perto de casa um local para aumentar sua intimidade com a cidade, apesar das condições adversas.

Publicado por Mário Lima Jr.

Gonçalense, escrevo sobre política e sociedade em defesa da essência humana.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta