Vândalos que certamente não compreendem o significado de patrimônio histórico e artístico picharam, mês passado, aquela que é a única atração turística urbana de São Gonçalo. Construída no século 17 e tombada pelo IPHAN há mais de 70 anos, a pichação permanece até hoje na parede frontal da Fazenda Colubandê, abandonada por todas as esferas de governo e pelos habitantes da cidade desde que deixou de ser utilizada pelo Batalhão de Polícia Florestal em 2012.

Iniciativas populares de ocupação do local, que não contam com a adesão necessária da população, não impedem que o mato tome conta do espaço, o acúmulo de entulho nas dependências, a infiltração causada pelas chuvas e demais males provocados pela falta de manutenção de um imóvel de grande porte. A participação dos gonçalenses nesse crime é bastante simples: não fomos capazes de exigir da administração pública o devido zelo com um dos poucos lugares arborizados da cidade onde é possível relaxar, caminhar ao ar livre, longe da poluição dos veículos, e de fácil acesso.

A Prefeitura de São Gonçalo, que exibe na página principal do seu site, como símbolo da cidade, bela foto da Fazenda Colubandê tirada antes da pichação, deveria no mínimo ter providenciado a pintura da fachada em respeito à cidade que administra. Mesmo que legalmente não seja responsável pela restauração, acredito que o governo do estado do Rio de Janeiro não ficará chateado por isso.

Publicado por Mário Lima Jr.

Gonçalense, escrevo sobre política e sociedade em defesa da essência humana.

Participe da discussão

4 comentários

  1. Boa tarde,

    Excelente texto e boa argumentação quanto buscar meios para ALGUMAS atrações turísticas.
    Coloco em letra maiúscula justamente por deixar claro que não temos apenas esse. Quanto a pichação, não é um problema novo e a prefeitura não pode simplesmente ir lá e pintar, como você argumentou, mas deveria sim reivindicar, buscar meios para sanar o problema que e meu, seu e de todos…

    Mas nós sim podemos fazer nossa parte! Na prefeitura existe ou pelo menos existia um livro ata onde podemos fazer nossas reclamações e cobrar resposta!

    Concordo que mesmo não sendo de responsabilidade da prefeitura, ela deveria sim providenciar o reparo ou meios para que fosse feito a manutenção necessária.

    Abraço, amigo…

    1. Obrigado por compartilhar sua opinião, Wallacy.

      São Gonçalo possui outras atrações que merecem ser visitadas, mas acho que a Fazenda Colubandê é a única que fica próxima do centro urbano; ela é uma ótima opção de lazer ao ar livre. Precisamos ocupar o espaço e, como você disse, cobrar melhorias.

  2. Mário,

    Fantástico o seu texto….Adorei conhecer você e seu filhinho hoje no piquenique cultural da Fazenda Colubandê.

    Um grande abraço,

    Alex Wölbert

    1. Obrigado, Alex. Miguel se divertiu com o livro. Parabéns pelo trabalho de ocupação da Fazenda Colubandê, resgatou meu orgulho de ser gonçalense.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta