Duas ilhas culturais em São Gonçalo

Nenhum governo investe seriamente em arte e cultura em São Gonçalo, cidade onde vivem 1 milhão de pessoas, a segunda maior população do Estado do Rio de Janeiro. Pouco incentivados, ler, ir ao teatro ou visitar uma exposição definitivamente não estão entre nossos hábitos. Felizmente, há espaços criados por gonçalenses, como os citados abaixo, dedicados a amenizar os efeitos do descaso público e livrar os habitantes da ignorância cultural.

  1. Café Cultural Seu Machado. Acredite, existe um café em São Gonçalo visitado por escritores, poetas e pelo público em geral que aprecia arte. Se você procura um espaço para relaxar tomando café (ou cerveja) enquanto conversa sobre nosso município, filosofia, política ou literatura, este é o lugar. Vá sem pressa de voltar porque desejará ficar algumas horas. Além das guloseimas típicas de um bom café, o Seu Machado reúne diariamente, a partir das 16 horas, livraria especializada em autores gonçalenses e área de exposição de fotografia às artes plásticas, dependendo da programação, que frequentemente conta com apresentação musical especial a partir das 20 horas. Os funcionários do local compõem poesia, não deixe de pedir que recitem, é um prazer adicional. O Seu Machado fica na rua Dr. Francisco Portela, nº 2.360 – Parada 40.
  2. Restaurante Sintonia Fina. Já imaginou almoçar em São Gonçalo enquanto aprecia uma obra de arte? Provavelmente não. Mas no restaurante Sintonia Fina, que abriga a Galeria Sintonia Cultural, esta união sofisticada, mas popular, é possível. No Sintonia Fina o cliente, que também é visitante, encontra diariamente diferentes manifestações artísticas expostas como fotografia, pintura e até desenho em quadrinhos, de acordo com a programação do espaço que inclui, uma vez por mês, apresentação de poesia, música e dança. No local ainda é possível adquirir alguns dos principais lançamentos literários gonçalenses. Localizado na avenida Presidente Kennedy, nº 673 – Centro, no Sintonia Fina você alimenta o corpo e a alma e desperta seus talentos artísticos.

O Café Seu Machado e o Restaurante Sintonia Fina são especiais porque misturam com qualidade diversas formas de arte e as oferecem, gratuitamente, ao cidadão gonçalense. Quando quiser almoçar ou tomar um café, lembre-se de incluir cultura.

Publicado por Mário Lima Jr.

Gonçalense, escrevo sobre política e sociedade em defesa da essência humana.

Participe da discussão

1 comentário

  1. Boa tarde, mora tão perto e somente agora fiquei sabendo dessa maravilha. Minha rotina é oposta, Mas pretendo adicioná-lo a minha prática.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta