O lema de um Governo deve indicar o caminho que ele pretende construir para o futuro da sociedade. O lema do Governo Nanci é “Cuidando dos gonçalenses”. Indica que o futuro que José Luiz Nanci pretende construir é aquele em que ele e sua família ficam no Poder, curtindo salários de cinco dígitos, e o povo de São Gonçalo permanece deitado na pobreza, imóvel e de boca aberta, recebendo seus cuidados.

Embora o país não tenha se transformado tanto quanto gostaríamos, “Brasil, pátria educadora” foi o lema do segundo mandato de Dilma Rousseff. A pátria e sua missão vêm em primeiro lugar nesse lema e a figura do Governo Federal não aparece, como deve ser. Em São Gonçalo, o Governo Nanci é o sujeito. Não há futuro digno para um povo que não sabe cuidar de si mesmo e depende de um governo. Não há futuro nem mesmo para o prefeito Nanci. Um governo tão limitado, incapaz de pensar no melhor para a população, tende a morrer e ser esquecido depois de sugar o dinheiro público.

Existe um problema grave na política gonçalense que também afeta o Legislativo. Os políticos da cidade agem como se a população fosse composta por ignorantes e carentes de atenção e afeto. A principal ação parlamentar é acompanhar obras de infraestrutura e publicar fotos no Facebook, ao invés de legislar.

Colocar a motoniveladora na frente da Prefeitura como peça de marketing foi outro sinal de tremenda limitação governamental. Publicar no site da Prefeitura o planejamento criado pelo governo para aumentar as notas gonçalenses no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica seria a propaganda ideal. Mas não há planejamento para São Gonçalo há pelo menos algumas décadas. Previsões e intenções de longo prazo não são comunicadas à população.

Quando aceitou esse lema, Nanci viu em si mesmo um pai protetor e um povo frágil. Além de estúpido, isso tudo é uma farsa. Nanci não cuida dos meninos de 8 anos de idade que passam o dia implorando esmola como flanelinhas no estacionamento entre o lixão e a Favela da Central, no Raul Veiga.

O Governo Municipal não tem identidade ou foco, não tem rumo, por isso não apresenta nenhuma proposta que possa transformar a cidade. Ninguém no Executivo é capaz de responder qual aspecto do povo e do município de São Gonçalo o Governo Nanci mais valoriza e procura desenvolver.

São Gonçalo é conhecida pela sujeira nas ruas. Um governo inteligente usaria isso a seu favor, transformaria São Gonçalo no polo de reciclagem que o município tem potencial para ser.

Publicado por Mário Lima Jr.

Gonçalense, escrevo sobre política e sociedade em defesa da essência humana.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta