Neilton Mulim cativa o gonçalense mal esclarecido quando aparece diante dele, milagrosamente não suando debaixo do sol forte, oferecendo a mão determinada enquanto fita olhos surpresos, submissos. O cidadão que não enxerga os graves pecados da gestão atual se derrete de amor.

Nas últimas semanas os moradores dos bairros contemplados pelo programa Rua Nova foram vítimas da astúcia do prefeito. Ele se aproxima e diz com a seriedade e ternura de um anjo: “Sou eu que estou fazendo isso aqui” e aponta para a rua em obras ainda sem asfalto, mas já com meio-fio novinho. O homem ou mulher quase se joga nos braços de Mulim, por 40 anos viveu no mesmo lugar sem ver o nome da Prefeitura, ou sequer uma lixeira pública pendurada em poste de luz. Hoje dezenas de caminhões e trabalhadores da construção civil ocupam seu quarteirão, ele ou ela não pisarão mais na lama; contudo, o gonçalense ignora que os recursos vêm do Programa de Aceleração do Crescimento e a conquista é da sociedade brasileira, não do prefeito de São Gonçalo.

Ao descobrir que foi fotografado sem autorização e que a foto com Mulim está no site da Prefeitura, em vez de sentir raiva, se regozija, quer revelar a fotografia e mostrá-la ao prefeito quando “ele voltar”. Por meses a pessoa contaminada sonhará com este dia, a foto revelada ficará guardada em gaveta especial, aguardando.

Nas ruas Neilton habilmente equilibra erudição e humildade. Governa sem soberba, se mostra presente, amigo, conhece o que o povo precisa. Não é belo, mas é polido, faz pleno uso de suas qualidades. No isolamento do gabinete joga dados com São Gonçalo, a cidade é um brinquedo particular, seu Banco Imobiliário, a fama de ausente prevalece, o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público são seus adversários neste jogo.

A vítima do encanto de Mulim tem culpa? Mil vezes não. Ainda que sofra da Síndrome de Estocolmo, na qual se sente simpatia pelo agressor. Aqueles que riem desesperadamente diante do prefeito são a alma gonçalense em estado bruto, reféns dos aproveitadores das necessidades do povo.

Publicado por Mário Lima Jr.

Gonçalense, escrevo sobre política e sociedade em defesa da essência humana.

Participe da discussão

3 comentários

  1. ESTE É O PREFEITO MAIS MENTIRO E CHARLATÃO QUE JÁ VI, QUEM APOIAR ESTE CARA ESTA MALUCO PROMETEU RUA NOVA NA RUA SOUZA COSTA NO BAIRRO BOM RETIRO SG. E NUNCA FOI CUMPRIDO NADA ESPERO QUE ESTE CARA É O QUE POSSO CHAMAR ELE POIS PARA MIM NÃO TEM NOME TOMARA QUE NUNCA MAIS RETORNE A POLITICA NEM COMO VEREADOR MEU NOME É CARLOS ALMEIDA E SOU UM CONTRIBUINTE…

Deixe um comentário

Deixe uma resposta