Conversa entre asmáticos

– Se eu fosse curado da asma agora, meu amigo Amaro, aos 35 anos de idade, não me reconheceria mais. Ela me acompanha a vida inteira. Faz de mim alguém especial, mais forte do que a população não asmática, mais próximo da morte e consequentemente do valor da vida. Morrendo de outra coisa qualquer, de preferência na terceira idade, bem velhinho – pois a asma mata sete brasileiros por dia, matou inclusive um jovem tio meu – posso sustentá-la como amante perigosa prejudicial à minha saúde física e mental. Minha esposa está na cama, roncando pra caramba, e eu aqui no sofá conversado com você por telefone com a asma deitada no meu peito, tirando meu fôlego, me dando um cansaço pesado e me obrigando a gemer. A danada adora vir de madrugada. No meio do nosso encontro dá uma fraqueza estranha, misturada com uma fome profunda, as pernas amolecem, provavelmente por causa do esforço de puxar, puxar e puxar e não entrar ar nenhum pelo nariz nem pela boca. Cedo ou tarde ataco a geladeira. Quando fico mais de um mês sem entrar em crise, perco o contato com minha própria essência, que também é a origem do Universo. O Big Bang foi provocado por uma gigantesca crise de asma do Cosmos que não suportou a falta de ar nos seus pulmões cheios do muco grudento da vida e explodiu como um espirro para todos os lados. As maiores revoluções tiveram asmáticos entre seus líderes, como Che Guevara na Cubana. Um estudo indicaria que os seis milhões de asmáticos brasileiros, como nós, são as pessoas mais interessantes do país para bater um papo. Sobreviver a uma doença incurável que impede a entrada de oxigênio no organismo não é pra qualquer um, a falta de ar desenvolve ideais humanistas altíssimos e rende bastante assunto. Penso até em montar um pequeno negócio onde o cliente poderá simular uma crise enfiando na cabeça um capuz de plástico com apenas um pequeno furo de agulha na frente pra respirar. Se houvesse mais asmáticos, talvez o Brasil fosse mais desenvolvido. O asmático acha que pode fazer o que quiser, afinal, nada mais desafiador do que ter a capacidade respiratória reduzida e ouvir dentro do peito o som do chiado mortal, que até parece um palhaço sombrio, debochado, fazendo “ssshhhh” com o dedo indicador na ponta dos lábios e mandando o doente calar a boca e se entregar. Mil demônios, na verdade o chiado da asma tem o som de mil demônios agonizando no Inferno. Graças a ela consigo ficar por um minuto e quarenta segundos embaixo d’dágua sem nenhum treinamento de apneia. Alguns buscam emoção escalando o Everest, mergulham ao lado de tubarões ou saltam de paraquedas, mas sentir dor ao respirar e achar que a próxima inspiração será definitivamente insuficiente é o esporte mais emocionante que existe.

– Também tenho asma desde a infância, caro Job, já fui internado várias vezes para nebulização com aquele medicamento tão viciante quanto a adrenalina, o tal do Berotec. Meu apelido na escola era Vick Vaporub. Eu passava o dedo na latinha e enfiava um quilo daquele troço fedorento em cada narina e ainda assim o ar não passava. Ter asma é horrível. Não posso concordar com esse amor desvairado pela doença. Você é louco.

12 comentários em “Conversa entre asmáticos

  1. Eu sofro de asma desde pequenaa mas ainda sim sou feliz, antes de descobrir que esses sintomas horriveis de falta de ar era asma, era horrivel ,mas depois de saber que ERA asma uso o alenia e as vezes berotec
    NÃO LIGO PORQUE TODO MUNDO VAI MORRER UM DIA DE ALGO, TENHA AMIGAS QUE NÃO TINHAM ASMA E JÁ MORRERAM, ANTES DE MIM, ERONIA DO DESTINO. AGENTE SABE QUANDO COMEÇA UMA FALTA DE AR ,JA SABEMOS QUE E A ASMA CHEGANDO E JA ESTAMOS ACOSTUMADOS E JA PREGAMOS OS MEDICAMNTOS CERTOS DE COSTUMES. EU FICO COM DÓ, DAS PESSOAS QUE NUNCA TIVERAM FALTA DE AR E DE REPENTE SENTEM ELAS DEVEM FICAR APAVORADAS QUANTO MAIS NESSA EPIDEMIA DE COVID 19.SEM PODER CORRER PARA HOSPITAIS CONTAMINADOS..A FALTA DE AR PARA QUEM NÂO ESTÁ ACOSTUMADO COMO OS
    ASMÁTICOS ,QUE NUNCA SENTIU DEVE SER DESESPERADOR O MEDO, DE MORRER, A FALTA DO AR,OS ASMÁTICOS SÃO HERÓIS DE SUPERAÇÃO, ELES APRENDERAM DAR MAIS VALOR A VIDA ,QUANDO NÂO ESTÃO COM CRISE VIVE A VIDA A CADA MINUTO, APROVEITANDO O MÁXIMO. PRIMEIRAMENTE AGRADEÇO A DEUS POR ME DÁ FORÇA DE SUPERAÇÃO, E AGRADEÇO POR A VIDA POR A CADA RESPIRAR EU ESTÁR VIVA PARA CADS DIA VER O SOL NASCER, UMA CRIANÇA SORRIR, AS VEZES COM A OPRTUNIDADE QUE DEUS ME DAR PARA AJUDAR MEU PRÓXIMO E FAZER ALGUÉM FELIZ., QUE NÀO SEJA EU MESMO.
    FICO FELIZ DE VER A FELICIDADE DOS OUTROS E QUE EU POSSA TER SIDO QUEM CONTRIBUIU PARA A TAL FELICIDADE COM A AJUDA DE DEUS. A ASMA NÃO É UM PROBLEMA PARA MIM ,CONSIGO CONVIVER COM ISSO A GRACA DE DEUS ME BASTA. DEUS ABENÇOE Á TODOS OS ASMÁTICOS. EU ACREDITO QUE DEUS PODE NOS LIVRAR E SALVAR DISSO.,NOS CURAR DA ASMA, DIZEM QUE ASMA NÂO TEM CURA,PARA OS MÉDICOS, MAS JESUS E MÉDICOS DOS MÉDICOS. O QUE E IMPOSSÍVEL PARA OS HOMENS É POSSÍVEL PARA DEUS. EU ACREDITO NA CURA,EU ACREDITO QUE ALGUÉM POSSA FICAR CURADO AGORA DA ASMA.EU CREIO PELA FÉ..
    BEIJOS PARATODOS OS ASMÁTICOS DO MUNDO INTEIRO AMO VOCÊS ,ESTARMOS NO MESMO BARCO HEIN! !

    1. Muito obrigado pelo apoio! Estou surpreso em ver que realmente existe um amor especial entre asmáticos. Fico feliz por você ter compartilhado sua experiência.

      1. Sim é um momento de união, porque nós estamos assustados com esse vírus porque nossa situação não é muito boa né 😔

  2. Boa noite! Eu também tenho asma e me assusto toda vez que sinto falta de ar. Eu queria saber dos sintomas que vocês já estão acostumados a sentir e que seria “normal” ter esses sintomas. Eu sinto além da falta de ar, aperto no peito. Também muito mal estar no estômago um sentimento de que a comida não fez digestão e aí se você comeu e começa tossir passa muito mal. Um incomodo nas costas como se tivesse algo pressionando. Um peito seco como se não tivesse lubrificação um sentimento de secura por dentro. Gostaria que compartilhassem comigo se vocês sentem isso também!

    1. Oi, Aureliana! O aperto no peito e a secura eu conheço bem. O aperto faz com que eu me sinta forte e frágil ao mesmo tempo. Porque parece que o peito cresce, fica imponente, mas pode explodir. Já a secura é cruel demais. É como se fosse o fim de uma estrada e não existisse nada adiante, só a secura. E a qualquer momento o caminho acaba, tudo acaba.

      Tdos os sintomas que sinto estão no texto acima, eu escrevi durante uma crise.

      Seria legal montarmos um grupo de bate papo entre asmáticos.

        1. Eu uso o Aerolin Spray em caso de crise. Tomei vacina contra alergia pela primeira na infância e há alguns anos atrás, já adulto. Passei a minha vida toda fazendo só nebulização com Berotec. Os médicos diziam que eu tinha bronquite, ao invés de classificar como asma. Depois que passei a usar o Aerolin, minha vida melhorou muito porque a crise é cortada na hora. A natação tem ajudado, minha última crise foi há alguns dias atrás mas foi leve, passou rápido e não precisei usar a bombinha.

          Vou enviar um email pra você e para o Gabriel sobre o nosso bate papo. Eu adoraria conversar com um asmático durante uma crise, alguém que saiba o que estou sentindo.

  3. “C” falou em Fé e em Jesus, pra mim Ele é realmente médico dos médicos, como vc disse. Penso que nesta situação, deve-se inicialmente evitar o leite de vaca; a carne de peru ou qualquer suplemento rico em l-triptofano porque ele pode aumentar os eosinófilos e causar insuficiencia respiratória depois de dias ingerido; e é útil evitar a Tartrazina (pigmento alimentar amarelo e também utilizado em tons esverdeados) encontrados em doces, sorvetes, refrigerantes, sucos de caixinha, sucos em pó, jujuba, pirulitos, chicletes e até remédios contra bronquite: é util ler a bula dos medicamentos e rótulos de alimentos para saber os ingredientes. É util saber sobre os “amigos”: ácido alfa lipóico e o resveratrol (taurina, propolis em solução aquosa, vitamina D3 e K2, acetilcisteína). E o ácido alfa lipóico é realmente de grande valia, pois é, comprovadamente, agente auxiliar no combate contra a asma (veja este artigo científico: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15316528/ ; é possível levar ao médico). Comprei alfa lipóico na piping rock (https://br.pipingrock.com) e lá vi as apresentações de 200/300/600mg. Espero ter ajudado. Deus Pai Bom abençoe a todos.

Deixe uma resposta