O primeiro vício que o Rosário destruiu em mim

Nossa Senhora fez 15 promessas a quem rezar o Rosário. Faz menos de quatro meses que comecei a rezar e já percebi mudanças em mim. Na terceira promessa ela disse:

– Os devotos do meu Rosário serão dotados de uma armadura poderosa contra o inferno, pois conseguirão destruir o vício, o pecado e as heresias.

Eu bebi toda semana por mais de 15 anos. Nunca havia conseguido dar uma pausa nesse longo período. Pelo contrário, frequentemente bebia nos fins de semana e nos dias úteis também. Começava a beber na quarta ou na terça e só parava no domingo. Se, por algum motivo, eu tivesse passado a semana muito ocupado, antes do domingo terminar eu abria a geladeira pra pegar umazinha. A segunda-feira não podia chegar sem eu beber, era uma obrigação.

Já caí na rua, sem conseguir abrir a porta de casa, depois de beber. Só levantei com ajuda. Já dirigi depois de beber, colocando minha família e outras pessoas em risco. Já abri a porta do guarda-roupa, pensando que era a porta do banheiro, e mijei. Uma vez tomei banho na caixa d’água do vizinho. Está claro que eu abusava do álcool e que ele tinha enorme importância na minha vida.

Eu não conseguia imaginar comemoração sem bebida. Faz mais de um mês que não bebo nenhuma gota. Passei meu aniversário sem beber. Brindei com água gelada e estava gostosa demais. Pela primeira vez comemorei o aniversário do meu filho sem tomar cerveja, ele fez 12 anos. Isso é estranho. Por que nem um ano sequer sem bebida alcoólica? Porque eu era tão apaixonado por ela que não queria me afastar dela em nenhum dos momentos marcantes da minha vida. Nunca, jamais, por pelo menos uma década e meia. O álcool não merece tanto espaço assim.

Eu bebia pra relaxar, curtir, me sentir confiante. Depois do carnaval, decidi não beber durante a Quaresma. Não afirmo que todo mundo que bebe é viciado e deveria tentar parar, mas, eu escolhi evitar aquilo que faz de mim uma pessoa pior. Aquilo que eu não conseguia viver sem usar. Com a graça de Deus, estou conseguindo. O relaxamento, a força, alegria e confiança vêm de outra fonte agora: do Rosário da Virgem Maria. Através desta oração, Deus nos transforma com tanta profundidade que, de repente, descobrimos que nascemos de novo.

Deixe uma resposta