Foto: Leonardo Ferraz, O São Gonçalo
Se você troca a Missa no domingo por uma festa ou jogo de futebol, esse texto é pra você. Se deixou de ir à Missa porque acha “chato” e não consegue prestar atenção, vou contar de que maneira a partilha do Corpo de Cristo termina com alegria completa, sem perdedores. Como a Celebração da Eucaristia é mais feliz do que uma comemoração regada à champagne num rooftop em Ipanema.
Em primeiro lugar, a Missa é celebrada em diversos horários, em paróquias diferentes na sua cidade. Nas redes sociais de cada igreja dá pra ver o melhor horário pra você, Missa não atrapalha jogo nem festa. Se o jogo for à tarde, assista a Missa de manhã. Se a festa for de manhã, a Missa é celebrada à tarde e à noite também. Não ir à Missa sob qualquer desculpa é jogar fora a própria salvação.
Se entregar na Missa é simples, basta lembrar de participar de cada ato que acontece. A festa é boa quando tem música, comida e bebida. Fica melhor depois que levantamos da mesa para dançar e conversar com outros convidados. Quando celebramos aquele momento especial com os presentes. Com a Santa Missa não é diferente. O quanto seu coração está aberto é mais importante do que o humor do celebrante, instrumento que Deus usará do jeito que preferir.
Faça o Sinal da Cruz sem pressa, cobrindo corpo e alma, repetindo devagar em nome de quem você está ali. Depois, lembre que Jesus deu a vida por nós da forma mais violenta possível, sem ter crime algum. E ainda perdoou seus assassinos. Se Deus foi capaz disso por amor, através Dele somos capazes da humildade de reconhecer nossos pecados e pedir perdão por eles.
Do início ao fim da Missa também tem música e canto. E diz o ditado popular que quem canta reza duas vezes. Aproveite pra cantar, aplaudir e levantar os braços, como fazemos nos shows. Ao invés do DJ no palco incentivando o público a interagir com ele, Deus Vivo está no Altar nos entregando mais uma vez a Comunhão que nos conduz ao Céu.
Participar da Missa significa ouvir a Palavra de Deus sabendo que precisamos do que Ela diz para guiar nossos passos e vencer as injustiças do mundo. Cada palavra dita nas Leituras e no Evangelho proclamado traz as respostas que você espera nas suas orações. Tudo que é preciso para prestar atenção é dar uma chance a Deus, ao leitor, a você mesmo.
Entre diversas outras atrações, a festa de Jesus inclui o Pai-Nosso, oração maior que Ele nos ensinou, a distribuição da Paz de Cristo e a benção final, que dá forças para cumprirmos a rotina de trabalho, estudo e compromissos ao longo da semana. É triste e difícil demais viver sem benefícios como esses! Com a participação sincera na Missa, ainda levamos pra casa a oferta de uma eternidade no paraíso.